terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Curiosidades

A propósito do Carnaval, época festiva que, efectivamente, não me diz nada, tendo em conta os valores da religião Cristã que me foram transmitidos ao longo da vida, fui procurar algo pomposo que remetesse às origens destas festividades. No calendário católico, o dia de Carnaval corresponde ao Entrudo. Encontrei o seguinte:

Entrudo: "provém da palavra latina «Introitus», que significa entrada, acesso. Refere-se à entrada na Quaresma, que começa no dia a seguir ao do Entrudo, isto é, na Quarta-Feira de Cinzas. Dia de entrudo equivale a «dia de Carnaval»:
«Tempo de folguedos populares com origem remota pré-cristã. A tradição manteve-se nos tempos cristãos, ligada agora à Quaresma que punha fim aos dias carnavalescos. Há quem faça derivar o nome da expressão latina carne vale! ("adeus, carne!"), anunciando a entrada na abstinência quaresmal» (Manuel Franco Falcão, Enciclopédia Católica Popular, Paulinas, Lisboa).

«Era no tempo em que ao carnaval se chamava entrudo, o tempo em que em vez das máscaras brilhavam os limões de cheiro, as caçarolas d'água, os banhos, e várias graças que foram substituídas por outras, não sei se melhores se piores» ) Machado de Assis, Um Dia de entrudo)."

Sem comentários:

Enviar um comentário