terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sindroma da Alienação Parental

Aos pais e mães deste país!

Os filhos NÃO SÃO, de todo, propriedade dos pais. E não é pelo facto de uma relação terminar que os filhos devem servir de arma de arremesso contra o outro. É a atitude mais egoísta que se pode ter, e uma das que provoca danos mais sérios aqueles que não têm qualquer culpa na situação.

A síndrome da alienação parental trata-se de um mau trato infligido às crianças e aos jovens. Um dos mais difíceis de determinar pelos profissionais da área da protecção de menores.

Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afectivos com o outro progenitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação a ele.

Os casos mais frequentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, num dos progenitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direccionada ao parceiro.


Deixo alguns vídeos, onde um especialista explica aprofundadamente esta síndrome.

Introdução à alienação parental:
http://youtu.be/9_gfu_4XNyU

Modelos de terapia infantil:
http://youtu.be/ZqGTcSXXRdo

Treino de terapeutas infantis:
http://youtu.be/WA7C6GXNaw4

Terapia comportamental:
http://youtu.be/VRThYBWabo0

Sistemas de Terapia Familiar:
http://youtu.be/tbSNT4_KAIw

Constam muitos mais videos. É uma questão de consultar!

Sem comentários:

Enviar um comentário