terça-feira, 31 de julho de 2012

Sopa!

Então vamos lá a uma das minhas receitas de sopa!
A panela, mais de meia de água e com uma colherada de sal. Enquanto se coloca no fogão para levantar fervura, preparam-se os legumes. Descascam-se e cortam-se em pedaços, quanto mais pequenos, mais rapidamente cozem.

A base da sopa é sempre a mesma, podendo alterar-se as quantidades de cada variedade de legumes. Esta sopa, é o meu caldo verde que, ao contrário do que a maioria das pessoas faz, que basicamente consiste em colocar apenas batata, cebola e alho, leva também um pouco de todos os outros legumes. E não fica assim tão diferente!
Quando a água estiver a ferver bem, colocam-se os legumes bem lavados.

Deixam-se cozinhar muito bem e passa-se a sopa com a varinha mágica. O truque para saber se a quantidade de legumes-água é a correta, é mexer com a colher de pau. se sentir que ela parece mexer no vazio, tem que acrescentar mais legumes!


Se estiver muito grossa, acrescenta-se água. Nesta fase, colocam-se folhas de louro a gosto. Costumo colocar umas 4, das grandes! Para quem gostar, umas rodelinhas de chouriço também ficam muito bem e é agora que as deve colocar também. Deixe apurar.



Por fim, coloca-se a couve. Utilizo um saco dos pequenos, porque os outros dão-me para duas vezes!



 Retifica-se o sal, deixa-se cozinhar muito bem e acrescenta-se no final uma concha de azeite!

Bom apetite.

1 comentário:

  1. Aleluia! Até que enfim, pensava que nunca mais cumprias a promessa... Lol

    ResponderEliminar