segunda-feira, 5 de março de 2012

E por falar em sopas…

Um dia destes, dizia-me a minha irmã que as suas sopas não saiam bem. Pois, as minhas só passaram a sair bem, depois de muitas experiências. Existem vários mitos em redor deste componente alimentar. Um dos quais, quanto a mim, que se pode fazer sopa sem batatas. Pois. Poder, pode. Mas não é a mesma coisa! Pode até diminuir a quantidade, mas se não colocar batata, vai sair um caldo grumento…

Sou muito esquisita com as sopas. Não gosto delas em caldo, mas também as detesto em puré grosso. Por isso, tento sempre fazer um creme.

O ideal é mesmo tentar arranjar uma medida mais ou menos certa para a quantidade de legumes a utilizar. Tipo, para uma panela grande de sopa, o alguidar X cheio de legumes variados, é a medida a utilizar.

A base geralmente é igual. Varia consoante o ingrediente final, cujo sabor se pretende intensificar.

As bases das minhas sopas levam sempre: Batatas, Curgete, Abóbora, Cenouras, Nabo, Alho francês, Cebola, dentes de alho. Se tiver guardado talos de couve ou alface, também os coloco, porque são bastante ricos em fibra. Por vezes, sempre que tenho, coloco Xuxus (as pimpinelas Madeirenses). Como são um legume branco, cumprem a mesma função que a batata e o curgete!

As quantidades, são “a olho”. Tendo sempre em conta que quero uma sopa cremosa, proporcionalmente tenho que colocar mais batata e curgete, do que os restantes ingredientes. A cenoura e a abóbora deixam um sabor adocicado, pelo que uma cenoura grande é o bastante, e uma mão bem cheia de abóbora também. Cerca de meio nabo, um talo pequeno de alho francês (ou uma mão cheia de pedaços, se os tiver congelado!), uma cebola média e 3 ou  4 dentes de alho, são suficientes.

Agora imagine que quer fazer uma sopa de espinafres. Compra um molho deste legume, separa as folhas e aproveita os talos mais tenros que vai juntar aos restantes ingredientes para cozinhar a base da sopa. Assim fica uma sopinha mesmo a saber a espinafres!

E se a sopa levar algum tipo de leguminosa, como por exemplo feijão ou grão? Reduz a quantidade habitual de batata e de curgete, para compensar a quantidade da leguminosa que colocar, pois irá engrossar o puré.

A não esquecer:

Ø  coloque a panela um pouco mais de meia de água a aquecer e vá preparando os legumes, que devem ser bem lavados. Quanto mais cortados estiverem os legumes, mais rapidamente cozem!

Ø  Quando a água ferver, coloque sal em quantidade suficiente, lembrando também a regra de que menos, é mais. Coloque então os legumes. O objectivo é que estes cozam e ganhem logo algum sabor.

Ø  Verifique se os legumes estão cozidos, tentando esmagar um dos mais rijos, como por exemplo a cenoura.

Ø  Quando passar a sopa com a varinha mágica, prove-a. Se estiver insonsa, aí acrescenta mais um pouco de sal, ou em alternativa coloque folhas de hortelã. Se a achar demasiado grossa, acrescente um pouco de água e volte a passar com a varinha mágica.

Ø  Coloque posteriormente a verdura (por exemplo, os espinafres) e depois de cozinhados, acrescente uma concha pequena de azeite e retire do lume.

Bom apetite!!!

P.S.: Um dia destes, quando me apetecer, coloco uma receita de sopinha completa!

2 comentários:

  1. Já me tinhas prometido colocar aqui uma das tuas receitas de sopa e ainda estou a espera. LOL
    Mas olha que as minhas sopas começam a ter ponta por onde pegar, ou por onde comer.
    Fico à espera então da receita.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Um dia destes posto a tal receita. Tens que ter paciência, porque a minha, está um bocado em baixo!
    LOL
    Jocas.

    ResponderEliminar